A Equipe Jaguar em parceria com a empresa Somai realizaram diversas palestras, workshops e oficinas nesta Campus Party 2017. O tema: programação de humanoides.

A Somai é a empresa responsável por distribuir o Robô NAO no Brasil.  NAO é um robô que já vem sendo muito utilizado na área de entretenimento e que agora começa a ser utilizado também na área acadêmica.

Equipe Jaguar vem do Instituto Federal do Rio de Janeiro em Volta Redonda, fundada pelo professor Helton Sereno.

A equipe é inteiramente formada por alunos do ensino médio/técnico do curso de Automação Industrial.

É a única equipe de ensino médio que participa do futebol de robôs humanoides dentro da CBR (Competição Brasileira de Robótica) e competindo de igual com diversas universidades.

O que é o robô NAO?

Programação de Humanoides - Campus Party 2017

Programação de Humanoides – Campus Party 2017

Em chinês NAO quer dizer cérebro. NAO é um robô humanoide que é capaz de realizar diversas atividades que nós humanos somos capazes de realizar, como: cantar, dançar, andar e conversar.

Começou a ser fabricado pela empresa francesa Aldebaran Robotics e foi criado com o objetivo de contribuir com a humanidade, na automatização de diversas tarefas. 

Com apenas 57 cm de altura, o NAO possui diversos sensores, câmeras, auto-falantes e microfones que permitem a interação dele com as pessoas.

Sua plataforma de programação vai do nível iniciante até o sênior. Porém, não é necessário saber programar para iniciar a automatização de tarefas simples que você quer que ele realize.

Este é um dos motivos que faz com que ele seja muito utilizado na área acadêmica, já que, para tarefas mais elaboradas é necessário um pouco mais de programação, o que acaba incentivando os alunos a aprenderem.

 A plataforma Choregraphe

Choregraphe é um software também criado pela Aldebaran que é responsável pela programação do NAO. É disponibilizado para as plataformas Windows, Linux e MacOS.

No software é possível que o usuário defina as tarefas que deverão ser realizadas pelo robô através de caixas pré programadas. Basta o usuário clicar e arrastar até a área de trabalho e configurar ligando as tarefas desejadas.

Por isso não é necessário conhecer linguagem de programação, o que facilita o uso do robô NAO, tornando o mesmo mais atrativo.

Apesar do software vir com a programação em Python, um usuário mais experiente pode configurar para a linguagem que preferir.

Programação de humanoides

Após a explicação de como funciona o robô e o software, a Equipe Jaguar ensinou tarefas básicas a quem estava assistindo a oficina.

Foram mostrados os comandos necessários para ligar e desligar os motores do robô e também para criar movimentos como andar e sentar.

Cada comando ensinado pelos instrutores da Equipe Jaguar também era executado pela galera que estava presente que foi dividida em grupos e disponibilizado um robô para cada equipe.

Quando qualquer pessoa tinha uma dúvida sobre realizar determinada tarefa, os instrutores iam de mesa em mesa explicar novamente e mostrar o funcionamento da tarefa. O que foi muito legal e deu para perceber que o público gostou muito da atividade que a Equipe Jaguar proporcionou.

Para quem deseja saber como funciona mais o software Choregraphe é possível realizar o download e usar como um simulador.  Apenas algumas ações não funcionarão.

A Equipe Jaguar também se mostrou à disposição para dúvidas. Caso queiram também posso realizar tutoriais em próximas matérias sobre o tema.