Há poucos dias foi publicado o meu primeiro texto da série sobre Scrum, então agora falarei um pouco para vocês quem é o Time Scrum e suas responsabilidades.

Os Times Scrum são auto-organizáveis e multifuncionais, em que o próprio time é responsável por escolher qual a melhor forma para realizar um trabalho e possuem, portanto, todas as competências necessárias para completar suas atividades sem depender de outros que não fazem parte do time.

Esse modelo de trabalho utilizado permite que as pessoas envolvidas aperfeiçoem suas habilidades constantemente, tenham mais flexibilidade no dia a dia e aumenta a criatividade e produtividade de cada um.

Por quem é composto o Time Scrum?

O ideal para um Time Scrum é que ele seja composto por uma equipe de 3 até 9 pessoas. Mais do que isso pode influenciar negativamente no trabalho a ser realizado, principalmente na comunicação.

A equipe será então formada por um Product Owner, um Scrum Master e o restante fazem parte do Time de Desenvolvimento.

Costumo brincar dizendo que a melhor forma de entender como um Time Scrum funciona é reparando a forma com que cada membro da gangue do Professor trabalha durante a série La Casa de Papel por exemplo.

Todos eles possuem diversas habilidades e funções muito importantes para que o trabalho ou neste caso o assalto, funcione como o planejado.

Há poucos dias foi publicado o meu primeiro texto da série sobre Scrum, agora falarei um pouco para vocês quem é o Time Scrum e as suas responsabilidades.

Quem é o Scrum Master?

Há poucos dias foi publicado o meu primeiro texto da série sobre Scrum, agora falarei um pouco para vocês quem é o Time Scrum e as suas responsabilidades.

O Scrum Master é um servo-líder dentro da estrutura do Time Scrum, sendo então o responsável por promover e suportar o framework, ajudando todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum.

Abaixo estão algumas das principais responsabilidades do Scrum Master:

  • Garantir que o Product Owner saiba como organizar o Backlog do Produto para maximizar valor;
  • Compreender e praticar a agilidade;
  • Facilitar os eventos Scrum conforme necessário;
  • Treinando o Time de Desenvolvimento em auto gerenciamento e interdisciplinaridade;
  • Removendo impedimentos para o progresso do Time de Desenvolvimento;
  • Liderando e treinando a organização na adoção do Scrum;
  • Planejando implementações Scrum dentro da organização.

Quem é o Product Owner?

Há poucos dias foi publicado o meu primeiro texto da série sobre Scrum, agora falarei um pouco para vocês quem é o Time Scrum e as suas responsabilidades.

O Product Owner ou Dono do Produto é o responsável por maximizar o valor do produto. Ele será o único responsável por gerenciar o Backlog do Produto e por suas alterações.

Abaixo estão algumas das principais responsabilidades do Product Owner:

  • Expressar claramente os itens do Backlog do Produto;
  • Ordenar os itens do Backlog do Produto conforme o valor de cada item para o cliente;
  • Otimizar o valor do trabalho que o Time de Desenvolvimento realiza;
  • Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro e que mostre o que o Time Scrum vai trabalhar;
  • E por fim, viabilizar a compreensão do Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto.

É importante então que todos estejam cientes que para o trabalho do Product Owner seja um sucesso, toda a organização deve aceitar e respeitar suas decisões.

Quem é o Time de Desenvolvimento?

Há poucos dias foi publicado o meu primeiro texto da série sobre Scrum, agora falarei um pouco para vocês quem é o Time Scrum e as suas responsabilidades.

Já o Time de Desenvolvimento tem a responsabilidade de realizar o trabalho de entregar um incremento potencialmente ‘liberável’ do produto ao final de cada Sprint.

Eles são estruturados e autorizados pela organização para, acima de tudo ,organizar e gerenciar o seu próprio trabalho.

Os Times de Desenvolvimento tem as seguintes características:

  • São auto-organizados, então ninguém diz para o time como devem trabalhar;
  • São multifuncionais, ou seja, possuem todas as habilidades necessárias para criar o incremento do produto;
  • Não possuem títulos, independente do trabalho que cada pessoa está realizando;
  • Individualmente os integrantes do Time de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence ao Time de Desenvolvimento como um todo.

Gostou do que viu até aqui? Isso é só o começo, enquanto os próximos textos da série sobre Scrum não são publicados aproveite para ler os livros e artigos que usei como referência:

Revisado por Ana Carolina

Leave a Reply

Your email address will not be published.