Nesta quarta-feira 09/10/2016 tivemos o início de mais um evento especial, o SIMGETEC, Simpósio de Gestão e Tecnologia realizado pela  FATEC Carapicuíba. O evento acontece até o dia 12 de Novembro e está sendo realizado no próprio campus da FATEC.SIMGETEC FATEC Carapicuíba

ESPECIAL? Sim, muito especial, não apenas por ser um evento da FATEC  Carapicuíba, mas por ser mais um evento com o apoio da equipe Ctrl Zeta.

É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido em mais um grande evento.

O SIMGETEC conta com a apresentação de Projetos de Disciplinas, Iniciação Científica, Trabalhos de Graduação, Pesquisas em TI e Gestão, realizados pelos próprios alunos dos cursos Jogos Digitais, Secretariado, Análise Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.

O que rolou no SIMGETEC ?

Elementos de Culturas dos Povos

As alunas do curso de Secretariado abordaram as Relações Internacionais entre diversos países como: Alemanha, Brasil, China, Egito, França e Índia. Cada apresentação abordou as características desses países por meio dos seguintes temas: Cultura, Religião, Culinária, Características Territoriais, Línguas Oficiais, Aspectos Econômicos, Políticos e Curiosidades. As apresentações mostraram a importância acadêmica e profissional de se ter esses conhecimentos culturais.

Para os profissionais no mundo Business falar mais de um idioma é importante, mas um profissional de “Sec” não é apenas alguém que fala múltiplas línguas, um profissional de secretariado é um agente facilitador, são eles ou ELAS que auxiliam nos relacionamentos interpessoais, contribuem no fechamento de grandes negociações, mediam a comunicação entre a alta organização e os clientes e parceiros, contribuindo para que uma organização se torne multidisciplinar e alcance o sucesso.

Acessibilidade Digital Atendendo à Conformidade Legal

Outro tema muito interessante nesse primeiro dia de SIMGETEC, foi a acessibilidade.

Realizado pelos alunos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, o trabalho apresentado teve como objetivo de pesquisa medir a acessibilidade em websites das principais instituições financeiras com atividades no Brasil e sites governamentais.

A pesquisa tomou como base as dificuldades encontradas por deficientes visuais ou pessoas com algum grau de deficiência físico-motora ao utilizar os serviços Web disponibilizados por essas instituições.

Como metodologia para medir a eficiência e eficácia desses serviços, foram utilizadas ferramentas de validação online, a verificação da existência do parâmetro Alt e a navegação objetiva, além do apoio de softwares de tecnologia assistida como o NVDA.

A partir dessas informações e considerando o artigo 63 da Lei nº 13.146, os resultados mostraram que esses sites não estão em conformidade com o previsto em lei. Pensar na acessibilidade é não apenas importante, como necessário e existem diversas técnicas para garanti-la que podem ser consultadas em documentos importantes como o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico eMag e Web Content Accessibility Guidelines WCAG.

Aplicação Bookmark

O Bookmark é uma aplicação web com o objetivo de reunir e organizar informações de leitores e divulgar novos autores de livros.

A partir de suas pesquisas os alunos demonstraram que 25%  das pessoas leem por prazer, os outros 75% leem por obrigação ou por causa do trabalho ou dos estudos. As pesquisas revelaram também que no Brasil, o hábito da leitura alcança índices muito baixos, além das dificuldades para novos autores alcançarem o seu público de leitores ou terem seus livros publicados por editoras.

O Bookmark visa resolver esses problemas aproximando autores e leitores em um única plataforma.

O sistema funciona como uma rede social onde é possível mostrar os livros que você está lendo, aqueles que gostaria de ler, indicar livros aos seus contatos, dentre outras funcionalidades.

Para os escritores de plantão haverá uma série de ferramentas para escrever seus livros, alcançar o seu público alvo, ter opiniões prévias de uma obra que está em fase de desenvolvimento, dentre outros auxílios à escrita e leitura.

All Remember

Outro trabalho de graduação muito interessante foi sobre o aplicativo All Remember criado para a plataforma Android,  que permite acompanhar o dia a dia do portador do Mal de Alzheimer.

Atualmente, existem cerca de 115.4 milhões de portadores do Mal Alzheimer, e já se sabe que não existe uma cura completa ou solução inovadora para auxiliar aos tratamentos já existentes para este mal que atinge não só a memória, mas diversas funcionalidades cognitivas.

O app permite acompanhar o dia a dia do portador do Mal de Alzheimer, sendo utilizado pelo paciente, mas com as informações alimentadas pelo seu cuidador, além é claro, de funcionalidades que estimulam as funções cognitivas, alarmes para aviso de medicação, informação de compromissos do dia a dia, dentre outras funcionalidades.

O objetivo do aplicativo é melhorar a qualidade de vida do paciente e reduzir a sobrecarga de trabalho do cuidador, além de incentivar o desenvolvimento de outras tecnologias voltadas para esse público.

Esses foram alguns dos diversos projetos que acompanhei nesse primeiro dia.

Venha você também participar do SIMGETEC e prestigiar outros grandes trabalhos realizados por alunos da FATEC Carapicuíba.