Em Junho de 2013, Edward Snowden se apresentou ao mundo e divulgou documentos sobre o maior escândalo de espionagem do governo americano dos últimos tempos. Você sabe por onde ele anda? Como ficou essa história toda?

Talvez muitos de vocês já devem saber dessa história, já devem ter assistido ao filme “Snowden, herói ou traidor?”, mas além de uma resenha sobre o filme, venho aqui trazer uma dúvida básica para todos nós:

O que mudou a respeito da nossa privacidade após a denúncia realizada pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos?

Em Junho de 2013, Edward Snowden se apresentou ao mundo e divulgou documentos sobre o maior escândalo de espionagem do governo americano dos últimos tempos, mas você sabe por onde ele anda? Como ficou essa história toda?

Cena do filme “Snowden, herói ou traidor?”

Em Hong Kong, junto com o jornalista Glenn Greenwald e a cineasta Laura Poitras, divulgou uma série de documentos sigilosos comprovando atos de espionagem praticados pelo governo americano contra cidadãos comuns e também a presidentes e líderes internacionais.

Alguns dos documentos comprovavam a existência de programas de Vigilância em Massa de toda a população Isso significa que tudo aquilo que fazemos na internet está sendo espionado, talvez até mesmo este texto agora no momento em que estou escrevendo.

A divulgação foi algo que muitos já sabiam, porém não poderiam afirmar se era feita por algum governo ou empresa. Porém, de lá para cá muitos casos deste tipo estão surgindo.

Este caso nos faz querer saber: até aonde a nossa privacidade virtual existe? O que devemos ver ou não na internet? É seguro deixar a webcam ligada? Qual rede social eu devo acessar? Onde devo guardar minhas informações em segurança?

São muitas perguntas que mesmo após 5 anos da revelação dos documentos que ainda não foram respondidas, e que irão levar muito tempo para se saber ao certo até que ponto podemos confiar nossos dados com o governo e até mesmo com empresas privadas.

Mas quem é esse tal de Edward Snowden?

Em Junho de 2013, Edward Snowden se apresentou ao mundo e divulgou documentos sobre o maior escândalo de espionagem do governo americano dos últimos tempos, mas você sabe por onde ele anda? Como ficou essa história toda?

Edward Joseph Snowden, mais conhecido apenas como Snowden, nasceu em 21 de Junho de 1983 na cidade de Elizabeth City na Carolina do Norte, Estados Unidos.

Seu pai, Lonnie Snowden, foi um oficial da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Já sua mãe Elizabeth, uma funcionária de um tribunal federal de Maryland.

Doenças durante a adolescência afetaram o jovem no ensino médio, fazendo com que logo depois tentasse ser reservista voluntário do Exército, antes de virar agente de segurança.

Estou computação em uma faculdade comunitária americana e obteve o mestrado online na University of Liverpool em 2011.

Quando trabalhava para a Dell, em 2010, contratado pela Agência de Segurança Nacional, tirou a certificação de Hacker Ético, concedido pela International Council of E-Commerce Consultants (EC-Council).

Segundo a própria entidade certificadora:

Hacker ético é aquele que testa a segurança digital em busca de vulnerabilidades de possíveis ataques. Eles então comunicam as empresas, para que elas façam os devidos reparos.

Antes de trabalhar na Booz Allen Hamilton, no Havaí, Snowden passou por diversas bases da NSA e até mesmo da CIA, seja por bases secretas no território americano ou em missões internacionais, como no Japão ou Suíça.

Seus conhecimentos sobre a internet e programação, fizeram com que ele crescesse rapidamente dentro dos cargos que ocupou. Esse foi o motivo pelo qual ele obteve acesso a tantos documentos e softwares importantes do governo.

Uma curiosidade de Snowden é que na época em que passou no Japão, ele ficou apaixonado pela cultura local. Por isso, resolveu se dedicar a estudar o idioma e religião dos japoneses. Ele chegou até mesmo trabalhar em uma empresa de anime.

Herói ou Traidor?

O que vou falar agora para vocês é uma opinião minha, não só como colunista aqui do Ctrl Zeta, mas como um Analista de Sistemas de formação e que pretende fazer o mestrado em breve.

Na minha opinião, Snowden não só foi, como é um dos maiores heróis da atualidade. Junto com Julian Assange, Ross Ulbricht (aqui um caso mais complexo que irei escrever sobre ainda), são os ícones da tecnologia, e as pessoas que estão sempre brigando por nossos direitos virtuais.Em Junho de 2013, Edward Snowden se apresentou ao mundo e divulgou documentos sobre o maior escândalo de espionagem do governo americano dos últimos tempos, mas você sabe por onde ele anda? Como ficou essa história toda?

Casos que vem ocorrendo como o Escândalo do Facebook, que foi usado dados dos usuários para influenciar nos resultados das últimas eleições americanas , são muito graves e jamais deveria ter ocorrido.

Isso faz com que nossa confiança sobre o uso de rede sociais ou aplicativos de comunicação, diminua cada vez mais.

Até porque, para qual banco de dados vai todos os nossos e-mails? Para qual banco de dados vai nossas conversas de Whatsapp? Quem possui acesso a tudo isso?

São eles que brigam com os governos e as empresas para que continue existindo privacidade e confidencialidade das nossas informações. Mas nós também temos papel fundamental nisso e devemos aprender a nos proteger de tudo isso.

Recentemente participei de um curso sobre o uso consciente e responsável da internet. Aprendi sobre muitas coisas novas e pretendo passar um pouco aqui do meu conhecimento para vocês também se protegerem pela rede.