Assim como sistemas operacionais pagos e privados, sistemas que se baseiam no ideal “Unix”, existem aos montes, sendo que o que mais renomado e utilizado é o Linux e suas distribuições. Porém, é mais comum que encontremos um computador com um sistema assim, em uma empresa ou instituição, principalmente pelo fato de oferecer um baixo custo de implementação e manutenção.

É a partir daí, juntamente com softwares que também utilizam essa sistemática, que surge uma discussão sobre a diferença entre um software livre e um programa com código aberto (opensource).

As comparações são muitas, mas agora, vamos à verdade:

Quando falamos de um programa possuir código aberto, ele deve ter o seu código fonte disponível para quem quiser usufruir, ter a sua distribuição livre e gratuita, sem alguma restrição, e essa sua distribuição não pode discriminar nenhuma espécie de grupo específico, considerando países e determinadas pessoas, e nem favorecer a uma tecnologia específica. Para resumir, este tipo de programa precisa ter seu código-fonte disponível à todos para que possa ser estudado e baixado, sem que haja nenhum tipo de pagamento.

Agora quando se trata de um software livre, apesar de ele também ter que possuir seu código aberto, entram em jogo algumas questões que podem fazer com que o software seja pago. Para falar mais abertamente, o software livre possui 4 liberdades, segundo a ‘Free Software Foundation’:

– Liberdade de fazer a execução do programa para qualquer fim;

– Liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades;

– Liberdade para redistribuir cópias do programa, sempre com o fim de ajudar o próximo

– e modificar o programa e liberar estas modificações, a fim de fazer o maior benefício possível para a comunidade.

Muito se confunde também, software gratuito com livre, mas isso não deve acontecer. Pois não é de obrigatoriedade que essa liberdade deva ser grátis.

O Linux por exemplo, tem sua licença GPL, que permite que ele possa ser vendido na hora de distribuir. Mas, separamos um post dedicado apenas para o Linux e sua distribuições. Em breve estará aqui.

 

About The Author

18, estudante de sistemas para internet. Fascinado por tecnologia e colunista do Ctrl Zeta!

Related Posts