Sonhos Constroem o Futuro: Ensinando a Cultura do Vale do Silício

Sonhos Constroem o Futuro: Ensinando a Cultura do Vale do SilícioComo uma Organização Não Governamental (ONG) pode ajudar crianças e adolescentes no desenvolvimento de projetos e na inovação? Como ela faz isso utilizando a cultura do Vale do Silício?

Com sede em Catanduva, a ONG Sonhos Constroem o Futuro se tornou um centro de aprendizagem a fim de promover a inovação através do compartilhamento de novos conhecimentos, sendo eles em tecnologia, criatividade, inovação e empreendedorismo.

Para isso eles estão desenvolvendo métodos de ensino baseado na cultura do Vale do Silício, apostando que essas práticas de aprendizagem irão melhorar a experiência dos jovens. Assim, criaram cursos onde estes jovens desenvolverão um pensamento crítico e analítico para gerir negócios que mudem a sociedade. Isto é, eles terão de criar, desenvolver e aplicar uma ideia em um projeto – fazendo um protótipo para teste, por exemplo.

A ONG Sonhos Constroem o Futuro propõe aos jovens toda a experiência de estarem trabalhando em uma startup.

A Cultura do Vale do Silício

Sonhos Constroem o Futuro: Ensinando a Cultura do Vale do Silício

Para muitas pessoas, o Vale do Silício é apenas um lugar comum dos Estados Unidos, para Dave Goldberg (antigo CEO da SurveyMonkey):

“O Vale do Silício hoje não se restringe a uma localização, é na verdade, um estado de espírito, uma cultura que se dissemina por todo o mundo.”

É com esse pensamento que a ONG Sonhos Constroem o Futuro vem trabalhando, mostrando que falhas e erros podem acontecer e que muitas vezes acontecem, mas isso não é motivo para desistência e as pessoas devem, na maior parte das vezes, prosseguir.

Processo de Aprendizagem

O processo de aprendizagem passa por alguns tópicos específicos. A ideia é os jovens aprenderem sobre a Cultura do Vale do Silício, e sobre novas Tecnologias.

Criatividade, Inovação e Empreendedorismo também são temas muito frequentes. Os aprendizes veem desde métodos e práticas sobre como desenvolver um pensamento criativo até como são as metodologias de trabalhos em startups.

Ao final eles passam a aplicar seus projetos para se transformarem em possíveis produtos para o mercado; completam todo o ciclo de desenvolvimento, de forma completa e eficaz, e, assim, preparam os participantes para os desafios da vida real – o mercado de trabalho ou suas futuras empresas.

Sonhos Constroem o Futuro: Ensinando a Cultura do Vale do Silício

Participação em eventos de Tecnologia e Empreendedorismo

Mesmo com pouco tempo desde que fora criada, a ONG possui alguns parceiros como o Sesc de Catanduva e a AreaZ, empresa de cursos de animação de games. Participam de muitos eventos – principalmente em oficinas e workshops – divulgando seus projetos e levando seus jovens para sentirem o clima desses ambientes. Fóruns de Empreendedorismo e até mesmo a última edição da Campus Party são os grandes interesses da ONG. Na Campus levaram dois jovens para apresentarem os projetos e prometem levar uma classe inteira no próximo ano.

Seja você também um doador

Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, e sabe qual é o legal disso? Você não precisa necessariamente realizar doações em dinheiro, você pode ajudar com o seu trabalho.

A ONG possui atualmente 3 tipos de doadores: o pessoal do apoio, os patrocinadores e os benfeitores.

O apoio ajuda com compartilhamento de recursos físicos ou intelectuais, além de doações monetárias sem nenhum compromisso de constância. Os patrocinadores financiam cursos, eventos e algumas ações de marketing através das cotas de patrocínio. Já os benfeitores serão aqueles que mais irão financiar o projeto, podendo realizar doações semanais ou mensais – esses mantém a entidade ativa com todos os seus projetos.

Sonhos Constroem o Futuro necessita do meu e do seu apoio, e se você gostou entre lá no site deles, e assim consegue mais informações de como realizar sua doação.

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba