Stephen Hawking: O adeus de um dos cientistas mais consagrados da atualidade!

Você sabe quem foi Stephen Hawking? Procurou saber mais sobre a vida dele? Ou como muitas outras pessoas, ficou sabendo de sua existência após a sua morte?

Se você o conhece por conta do filme “A Teoria de Tudo“, “Hawking” ou algum outro documentário sobre a vida dele, um ponto para você, mas isso só quer dizer que você tem um bom gosto por filmes, não fique tão feliz assim.

Hoje eu vim falar um pouco com vocês, sobre a triste notícia que recebemos agora no dia 14 de Março de 2018, o dia em que Stephen Hawking faleceu após lutar por cerca de 50 anos com uma doença degenerativa.

Neste texto não vou dar detalhes exatos de como foi a sua vida, vou citar alguns pontos que acho importante, falar sobre a sua doença (que poucos conhecem) e também algumas curiosidades a respeito do seu nascimento e morte.

Você sabe quem foi Stephen Hawking? Procurou saber mais sobre a vida dele? Ou como muitas outras pessoas, ficou sabendo de sua existência após a sua morte?
Hawking e Jane com seus dois filhos mais velhos

O Físico Teórico e Cosmólogo

Stephen William Hawking, mais conhecido apenas como Stephen Hawking, nasceu no dia 9 de Janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra.

Seu pai, Frank Hawking, foi um biólogo pesquisador que trabalhou por muito tempo como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres. Já sua mãe, Isabel Hawking estudou filosofia, política e economia.

Hawking era o caçula de 4 irmãos, sendo duas irmãs Philippa e Mary, e um irmão adotivo, o Edward.

Desde cedo era considerado uma criança precoce e já demonstrava sua inteligência construindo seus próprios brinquedos, na escola odiava matemática por achar fácil demais, mas era apaixonado por física e astronomia (qual criança normal é apaixonada por isso??).

Com 17 anos ganhou uma bolsa para estudar física na Universidade de Oxford e após a conclusão do curso, foi aceito no mestrado da Universidade de Cambridge.

Com 21 anos, após uma queda de patins, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que progressivamente paralisa os músculos de uma pessoa.

Os médicos deram apenas 3 anos de vida para ele.

3 anos de vida e 2 casamentos??

Você sabe quem foi Stephen Hawking? Procurou saber mais sobre a vida dele? Ou como muitas outras pessoas, ficou sabendo de sua existência após a sua morte?
Stephen Hawking e Jane Wilde ao se casarem.

Mesmo assim, em 1965 se casou com sua primeira esposa, Jane Wilde, com quem viveu por cerca de 30 anos e teve 3 filhos.

De lá pra cá, Stephen Hawking escreveu diversas teorias, livros e ganhou muitas premiações como pesquisador.

Só que foi em 1985 que aconteceu um dos piores fatos da sua vida, quando em uma viagem à Suíça, ficou muito doente e teve que se submeter a uma traqueostomia, o que fez com que ele parasse de falar.

Então foi assim que o brilhante cientista se viu em uma cadeira de rodas e precisando de uma voz eletrônica através de um computador para poder se comunicar.

Jane o ajudou muito em seu tratamento e fez com que tudo se tornasse mais fácil para o gênio, porém em 1995 ele pediu o divórcio e se casou pela segunda vez, agora com Elaine Mason, uma de suas enfermeiras.

O casamento, no entanto, durou somente até 2007, quando separou- se de Elaine após ela ter sido acusada diversas vezes de maus tratos e agressão.

Hawking foi responsável por teorias fundamentais da física moderna, a mais importante delas sendo o “Teorema da Singularidade“, no qual ele supõe a existência de um ponto de força gravitacional no centro dos buracos negros (similar ao acúmulo de energia infinita que deu início ao Big Bang).

Além disso ele escreveu diversas obras, como:

  • “Buracos Negros, Universos Bebês e outros ensaios” (1993)
  • “O Universo Numa Casca de Noz” (2001)
  • “A Teoria de Tudo: A Origem” (2002)
  • “O Grande Projeto” (2010)
  • “Minha Breve História” (2013).

Esclerose Lateral Amiotrófica

Você sabe quem foi Stephen Hawking? Procurou saber mais sobre a vida dele? Ou como muitas outras pessoas, ficou sabendo de sua existência após a sua morte?
Hawking já mais velho e na cadeira de rodas.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou somente ELA como é mais conhecida, é uma doença que causa a morte dos neurônios de controle dos músculos voluntários, ou seja, causa a paralisia dos principais músculos que temos.

A doença é caracterizada por rigidez muscular, espasmos musculares e gradualmente vai piorando, devido os músculos diminuírem de tamanho.

Com o avanço da doença no corpo de uma pessoa, ela sofrerá dificuldade de fala, deglutição e aos poucos terá muita dificuldade em respirar.

Atualmente é praticamente difícil de descobrir a causa da doença, mas já se sabe que cerca de 10% dos casos são herdados a partir dos pais da pessoa.

Não existe nenhuma cura conhecida para a esclerose lateral amiotrófica, apenas um medicamento chamado riluzol, que pode prolongar a vida por cerca de dois a três meses.

Stephen Hawking sobreviveu por mais de 50 anos com a doença, sendo a pessoa que conseguiu sobreviver por mais tempo, apesar de todas as dificuldades.

Algumas curiosidades sobre a vida e morte de Stephen Hawking…

Além de todos os seus prêmios ganhos, livros e teorias escritas, existem diversos outros fatos que poucas pessoas sabem sobre a vida do cientista e aqui vou citar algumas, queira você acredite ou não:

  • Nasceu no aniversário de 300 anos da morte de Galileu;

    Você sabe quem foi Stephen Hawking? Procurou saber mais sobre a vida dele? Ou como muitas outras pessoas, ficou sabendo de sua existência após a sua morte?
    Hawking em um clube de striptease nos EUA.
  • Seu apelido quando pequeno era Einstein por ser tão gênio como o mesmo;
  • Mesmo com sua doença teve 3 filhos;
  • Frequentava clubes de swing e striptease mesmo após estar na cadeira de rodas;
  • Foi um dos grandes responsáveis por estudos atuais sobre o buraco negro;
  • Apesar de ter sido ateu, foi enterrado na Abadia de Westminster, igreja inglesa onde reis e rainhas são coroados;
  • Suas cinzas foram enterradas junto de Isaac Newton e Charles Darwin;
  • Morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein.

E ai, você sabe mais algum fato curioso sobre a vida ou a morte de Hawking?

Porque ele é tão importante assim para a história da humanidade?

A partir de agora não vou mais comentar sobre fatos retratados em livros, documentários, filmes, entrevistar ou por qualquer outro meio de comunicação, irei dar a minha própria opinião sobre o cientista.

Eu não vejo o brilhante Stephen Hawking apenas como um gênio, diferente de muitos outros estudiosos ele tinha certo temperamento suave e foi extrovertido ao ponto de frequentar festas e clubes de striptease.

Mesmo quando soube da sua doença e de que tinha pouco tempo de vida, nunca se sentiu como uma pessoa que estava prestes a morrer, claro que em certos momentos ficou desanimado, mas nunca desistiu dos seus objetivos.

Com muito empenho e dedicação conseguiu finalizar teorias, escrever livros, ter filhos e viver uma vida normal do seu próprio modo, é claro. Diferente de muitas pessoas saudáveis de hoje em dia que não querem nada com nada.

Se você está falando “Mas o cara era um gênio, já nasceu assim”, pare com esse pensamento!!

Ele nasceu sim com esse dom, mas buscou aprender cada vez mais, independente de sua situação física e é devido a sua dedicação como acadêmico e profissional, que hoje muitos cientistas estão conseguindo se aprofundar cada vez mais em novas teses.

Existe algum empecilho que te desmotive? Algo que não te deixe realizar os seus sonhos?

Procure saber um pouco sobre a vida desse cara, sobre a vida de muitos outros cientistas que possuem diversas outras doenças e continuam sendo profissionais e nunca desistem!

Caio Lourenço

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba