T.I. Verde

T.I. Verde

O conceito T.I. VERDE é uma ênfase que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Quando surgiu os recursos de computação, as empresas preferiram usar esses recursos para facilitar o dia-a-dia, como na execução de processos administrativos, serviços ofertados e desenvolvimento econômico. Não foram só as empresas que embarcaram no uso auxiliar de seus processos e serviços administrativos e possibilitar o avanço científico, as instituições públicas  e de pesquisa entraram nesta também. Com isto, embarcamos na tecnologia da informação, que antigamente, era considerada como obrigação, e hoje é considerada uma estratégia para o desenvolvimento.

Com o passar dos anos tudo muda, até mesmo a TECNOLOGIA!

Esta mesma tecnologia carregou uma das mais transparentes mudanças que são os processos administrativos e a virtualização da informação, portanto, as empresas, instituições públicas e de pesquisa economizam em todos os recursos que antes eram utilizados para a execução dos seus processos através  de e-mail eletrônico, certificação digital, mídias de informação, internet entre outros. O que antes era  necessário  de horas de trabalho, papéis e pessoas, hoje, no nosso século tecnológico, pode ser executado por uma pessoa em pouco tempo e consumo de recursos.

Entretanto, a tecnologia da informação trouxe novas necessidades que precisam ser levadas em termo, já que os recursos de computação em sua maioria os prejudicados são os homens (em geral) e o meio ambiente.

Os fatores mais vistos nas empresas e sociedade  é o aumento da energia elétrica, quanto mais recursos  de computação são utilizados mais energia é gasta, mas as empresas necessitam da tecnologia para ter seus lucros. Através da T.I.  as empresas estão conhecendo melhor os seus clientes e melhor atendendo-os.

 

 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

sustentabilidadeO desenvolvimento sustentável consiste em manter o desenvolvimento econômico e social reduzindo por completo ou em partes os danos causados ao meio ambiente,consequentemente mantendo uma cultura sustentável no ambiente e por último, a promoção do crescimento econômico.

BENEFÍCIOS DA T.I.

TIVerde02

Painel Guia para eletrônicos mais verde

Apesar das empresas estarem cientes da importância da T.I. VERDE, muitas empresas não adotaram esta sistemática nos processos de T.I., contudo, algumas empresas famosas na área de T.I. já adotaram como rotina obrigatória, é o caso das empresas NOKIA e a SAMSUNG.

O compromisso com a sustentabilidade serve para divulgação das metas verdes e marketing para a empresa gerando um retorno sustentável à imagem das empresas, é o maior interesse por parte dos investidores.

FOCOS DA T.I.

A Tecnologia da informação pode ser obtida através de diversos focos, dentre eles:

  • Computação com uso eficiente de energia: Seria o uso de software e hardware mais rápidos, pois consomem menor quantidade de energia;
  • Gerenciamento de energia: Diz à respeito de fazer auditoria quanto à compra de produtos de T.I.  monitora o consumo de energia, tanto dos produtos de T.I., quanto de outros produtos no meio ambiente;
  • Descarte responsável e reciclagem: Neste caso, seria o descarte de equipamentos de T.I. para postos de coleta de reciclagem deles ou então da doação destes equipamentos.

Uma nova estratégia utilizada pelas organizações é a reciclagem de cartuchos:

  • Produtos de T.I. com selos ecológicos: Compra de produtos de empresas que empregam T.I. VERDE na fabricação dos seus equipamentos de T.I.
  • Consciência ecológica: Conscientizar as pessoas presentes na organização para adotarem a sustentabilidade no cotidiano, como economia da impressão.

 

EXEMPLOS DE USO DE T.I.

TIVerde03 (1)

Principais razões para utilização de práticas verdes

Algumas empresas que já adotaram a T.I. VERDE, já demonstram resultados significativos. Um bom exemplo é a empresa ITAUTEC, sendo a primeira empresa do Brasil no ramo de T.I.  a fabricar equipamentos livres de chumbo, possui um centro de reciclagem localizado em Jundiaí- São Paulo.

Algumas empresas adotaram iniciativas ecológicas como: placas de energia solar para converter energia solar em eletricidade e levar energia elétrica para os vilarejos mais distantes e sem custo para o consumidor; planos de racionalização de energia, incluindo substituição da iluminação de mercúrio por lâmpadas de sódio que são mais eficientes; substituição de monitores convencionais pelos de LCD; substituição de computadores, mais modernos e com menor consumo; redução da utilização e redimensionamento de condicionadores de ar; consolidação de impressoras e de data centers.

hqdefault

Enfim, é possível perceber uma mudança na consciência por parte das organizações empresariais, públicas e universitárias, principalmente. Também, existe uma tendência por parte destas empresas em aumentar a aplicabilidade da T.I. VERDE. Tem obtido avanços e aceitação por parte da sociedade, o que é essencial. Muita coisa ainda existe a ser feita, pois este é só um começo. Em breve será mais perceptível os benefícios da T.I. VERDE tanto na sociedade, quanto na economia e no meio ambiente.

Sobre quem escreve

20 anos, Estudante de Sistemas para Internet - FATEC.

Posts Relacionados