TelegramTelegram VS WhatsApp: Qual é o melhor aplicativo?

Telegram comemorou quando os usuários do WhatsApp que ficaram desesperados com o bloqueio do aplicativo no dia 17/12/2015, ( Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil), provavelmente, durante o período sem o aplicativo alguns usuários tentaram driblar a justiça, ativando o VPN (Virtual Private Network), outros preferiram apenas migrar para outros aplicativos de mensagem instantânea. Um dos aplicativos que os usuários mais migraram foi o Telegram.

Bom, vamos começar falando de cada um dos aplicativos, depois você escolhe a melhor opção.

Telegram VS WhatsApp (FOTO: Divulgação)

 

Telegram foi fundado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, maior rede social da Russia, apesar de serem os mesmos fundadores, as duas empresas não possuem ligação, então, Telegram é uma empresa independente. Nikolai criou o novo protocolo MTProto, enquanto Pavel forneceu apoio financeiro e de infraestrutura por meio de seu fundo da Digital Fortress.

(Fonte: Wikipédia).

Durante a confusão do mês passado, estima-se que o Telegram conseguiu cerca de 5,7 milhões de usuários no Brasil, graças ao bloqueio do WhatsApp.

Igual ao Whatsapp, Telegram também fornece uma versão Web para os usuários.

Telegram VS WhatsApp (FOTO: Divulgação)

 

A empresa WhatsApp foi fundada em 2009, por Brian Acton. No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de 3 bilhões de ações no prazo de quatro anos, caso permaneçam na companhia. Seus fundadores serão incorporados no conselho administrativo do Facebook.

Em setembro de 2015, o aplicativo alcançou a marca dos 900 milhões de usuários ativos.

(Fonte: Wikipédia)

 

 

Demos uma breve olhada sobre a história de ambos. Agora, está na hora de começar a comparar e ver qual se sai melhor nesta luta.

Pagamento

Por ano nós temos que pagar U$0.99 para poder utilizar o Whatsapp, o aplicativo pede esse valor alegando não ter anúncios. Já o Telegram, é totalmente gratuito.

Armazenamento

No Android o WhatsApp ocupa 19.86MB, no iOS 52.4 MB. O Telegram ocupa um total de  37.8MB no iOS, no Android 18,51MB.

Grupos

Diferente do WhatsApp, que limita para até 100 pessoas em cada grupo, no Telegram, o usuário pode criar um grupo com até 200 membros.

Tamanho dos arquivos que podem ser enviados

Um vídeo no WhatsApp não poder ser enviado se tiver mais de 16MB em seu tamanho. No Telegram, um vídeo pode ter até 1GB de tamanho.

Mensagem por voz

Ambos aplicativos possuem esta opção em seus aplicativos, facilitando muito quem tem preguiça de digitar, as vezes.

Ligações 

O Telegram não possui esta opção em seu aplicativo, já o WhatsApp possui desde 21/04/2015, fazendo com que as operadoras de telefones fiquem perturbadas.

Backup

No WhatsApp além de poder enviar as conversas por e-mail, o backup do WhatsApp fica armazenado no celular. Já no Telegram, o backup é somente em nuvem e é ilimitado.

Se você quiser armazenar o Backup do WhasApp na nuvem, saiba que terá um limite para o armazenamento.

Plataformas

O WhatsApp ganha de lavada neste quesito: funcionando em Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry. O Telegram funciona somente em Android e iOS, estando agora, em fase teste para o Windows Phone.

Chats Secreto

O WhatsApp não possui esta opção. O Telegram, sim. Lá você pode autodestruir as mensagens após alguns segundos depois que a outra pessoa ler, após isto, a mensagem desaparece.

Arquivos que podem ser enviados

Os dois aplicativos podem enviar fotos, vídeos, áudios, local e contatos. No Telegram, a lista é maior e todo tipo de arquivo pode ser enviado para seus contatos, inclusive Gifs (a imagem roda normalmente dentro do app).

Privacidade

A maior carta da manga do Telegram é, de fato, sua grande preocupação e transparência quanto à segurança e privacidade de seus usuários. O serviço utiliza duas camadas de um protocolo criptográfico embasado no clássico AES-256, além de trabalhar com encriptação RSA 2048 e troca de chaves de Diffie-Hellman. Além disso, o aplicativo conta com um recurso inédito, bastante interessante, batizado de “Secrets Chats” (ou “Chats Secretos”, em português).

A nossa dica é que você experimente o Telegram, pois as vantagens que ele possui estão acima do WhatsApp, e como foi visto por ultimo, é mais seguro. Mas a escolha também depende do usuário sente-se melhor usando o aplicativo de sua preferência.

Leave a Reply

Your email address will not be published.