Como todos já ouviram falar, o videogame nunca foi um bom amigo de alguns adolescente. As pessoas vivem falando que jogos muitos violentos incentivam as pessoas a serem ‘mais agressivas’. Mas, tem o lado bom: onde as pessoas aprendem e ganham dinheiro, além de que o videogame ajuda muito as pessoas no inglês em alguns jogos de raciocínio.

Deixando os prós e contras de lado, recentemente, pesquisadores descobriram que jogar videogame faz muito bem ao cérebro – isso mesmo, estimula o crescimento da massa cinzenta – responsável pelo controle muscular, linguagem, percepção sensorial e muscular.

Isso tudo devido aos jogos de RPG e raciocínio lógico, que são tipos jogos que estimulam as pessoas a pensar um pouco e fazer as escolhas certas.

Esta pesquisa foi realizada pelo jornal Molecular Psychiatry – revista científica publicada pela Nature Publishing Group e que abrange pesquisa em psiquiatria biológica.

O instituto Max Planck, de Berlim,  e o Hospital St. Hedwig, para o desenvolvimento humano realizaram uma pesquisa. Para ela foram chamado 2 adultos que jogaram Mario no Nintendo DS por 30 minutos, ao final, os pesquisadores perceberam um aumento significante na massa cinzenta.

Houve melhora tanto no hipocampo bilateral (é uma estrutura localizada nos lobos do cérebro humano, considerada a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico.) quanto em porções do córtex pré-frontal direito (é a parte anterior do lobo frontal do cérebro, localizado anteriormente ao córtex motor primário). Sendo isso responsável pela formação da memória e de conexões sensoriais como cheiros, sons, pensamento, etc. A medida que era jogado, haviam melhoria no cérebro. Existem outras vantagens, como a coordenação motora e a visão.

Como o videogame ajuda nosso cérebro

Mas, vamos com calma, meu pessoal. Não é por causa disso que devemos jogar exageradamente, tudo em exagero faz mal, pode ser associado ao aumento de distração e diminuição do controle de impulsos.

Coordenação motora

O videogame pode ajudar na coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado nos E.U.A relatou que jogar três horas semanais ajudam os médicos a realizar os procedimentos mais rápidos e os cirurgiões a correr menos riscos de erros em procedimentos poucos invasivos.

Visão

Jogos de ação podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a a ambliopia (é uma disfunção oftálmica caracterizada pela redução ou perda da visão em um dos olhos.), o tratamento é muitas vezes vezes feito com um tapa-olho, entretanto pesquisadores dos E.U.A descobriu que jogos de tiro FPS (primeira pessoa) melhoram a visão e faz com que as pessoas prestem atenção em vários eventos ao mesmo tempo.

 

Se você quer entrar nessa onda, confira a lista dos jogos que serão lançados este ano: Lançamentos 2016

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado