Organograma Nic.br 2014

Organograma Nic.br 2014

Logo CGI.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

Logo CGI.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

CGI.br

Foi criado para coordenar e integrar todas as iniciativas e serviços Internet no país, provendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Possuí várias atribuições, sendo as principais a coordenação da distribuição de endereços de Internet (IP) e os domínios que usam “.br”, o estabelecimento de estratégicas diretrizes para o uso e desenvolvimento da Internet no país e coleta, organização e distribuição de informações sobre a Internet e seus serviços, incluindo estatísticas e indicadores.

 

Logo Nic.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

Logo Nic.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

NIC.br

Sendo considerado o braço direito do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o NIC.br foi criado para implementar as decisões e projetos do gestor. Sendo assim responsável por meio de outras entidades a certas atribuições sendo elas: os ‘Domínios’, a ‘Segurança’, as ‘Estatísticas’ e ‘Redes e Operações’.

 

 

Logo Registro.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

REGISTRO.br

Responsável pelos domínios que usam o “.br”, tanto em seu registro como em sua administração e publicação por meio do DNS, além da distribuição e manutenção de endereços Internet.

DNS (Domain Name System – Sistema de Nome de Domínios): Sistema de distribuição de domínio, introduzido em 1984, cuida do gerenciamento de nomes hierárquicos e distribuídos visando resolver nomes de domínios em endereços de rede, o IP.

IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet): É uma identificação única de um dispositivo. Quase como uma impressão digital, cada dispositivo na Internet possui um IP único que é um meio desses dispositivos se comunicarem.

Em um processo conhecido como “resolução de nomes”, o endereço de domínio utilizado na Internet é convertido em um endereço de IP pelo DNS.

 

Logo Cert.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

Logo Cert.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

CERT.br

Cuida do quesito segurança na Internet no Brasil. Se destaca também na criação de documentos sobre segurança, de incidentes de segurança no Brasil – aqueles que a mesma não pode evitar – e também atua no desenvolvimentos de alertas para possíveis ataques maliciosos como também na manutenção e estatísticas sobre SPAM.

SPAM (Sending and Posting Advertisement in Mass – “Enviar e postar publicidade em massa” ou Stupid Pointless Annoying Messages – “Mensagem rídicula, sem propósito, e irritante”) são mensagem não solicitadas que acabamos recebendo no dia a dia.

 

Logo Cetic.br - Unesco

Logo Cetic.br – Unesco

CETIC.br

É responsável pela produção de estatísticas e indicadores do uso e disponibilidade da Internet no Brasil. Dados que serão responsáveis para avaliações, tais como o impacto sócio-econômico das TIC’s.

TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) que correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam processos de informação e comunicação.

 

Logo Ceptro.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

Logo Ceptro.br (Foto: DIVULGAÇÃO)

CEPTRO.br

É principalmente responsável projetos e serviços relacionados a infraestrutura e o seu desenvolvimento na Internet no Brasil, desenvolvendo soluções e aperfeiçoamento de infraestrutura de redes (PTT.br), hardware e software, gerenciando também projeto com outros parceiros. Também cuida da distribuição da Hora Legal brasileira (NTP.br)

PTT.br (Ponto de Troca de Tráfego): projeto do CGI.br que promove e cria a infraestrutura necessária para a interconexão de redes que compõe a Internet Brasileira.

NTP.br (Network Time Protocol): é um protocolo de sincronização dos relógios dos computadores, que usa como hora base de fonte confiável, os relógios atômicos do Observatório Nacional.

 

Logo W3C (Foto: DIVULGAÇÃO)

Logo W3C (Foto: DIVULGAÇÃO)

W3C

É uma comunidade internacional fundada e até hoje presidida por Tim Berners-Lee, onde trabalha-se em conjunto com organizações associadas para desenvolver padrões para web (ex: HTML e CSS).

Sua principal atividade é desenvolver protocolos e diretrizes que garantam o crescimento a longo prazo da web. Definem as peças chaves para funcionamento do WWW (World Wide Web).

A W3C possui um escritório no Brasil (W3C.br), que atua como uma secretaria executiva do CGI.br, dentro da Nic.br.

Sobre quem escreve

23 anos, estudante de Sistemas para Internet na Fatec Carapicuíba e apaixonada pelo mundo da tecnologia.

Posts Relacionados