WowApp é lançado oficialmente no Brasil

Thomas Knobel, o Robin Hood da Internet, esteve ao Brasil para realizar no dia 9 de Março o lançamento oficial do seu mais novo projeto, o aplicativo de mensagens instantâneas WowApp.

WowApp é lançado oficialmente no Brasil
WowApp é lançado oficialmente no Brasil

Desigualdade social e econômica é o ponto de partida

Com uma proposta de compartilhamento de ganhos que começa a virar tendência na internet, Knobel deu início à coletiva de imprensa chamando a atenção para o fato de que o ano de 2016 marca uma virada na distribuição de renda mundial, quando 51% das riquezas passam a estar nas mãos de apenas 1% da população mundial.

Knobel traz ainda à tona como esta desigualdade econômica reflete negativamente, gerando instabilidade social.

Bilhões de escravos

Dentro deste contexto de desigualdade e trazendo isto para o que a tecnologia da informação permite hoje, onde pequenas empresas viram gigantescos impérios em muito pouco tempo, Thomas teve a ideia de criar um novo termo que é responsável por este crescimento exponencial: o “Freeism”, mal traduzido como “gratuitismo”.

O termo nomeia o ato de trabalharmos de graça para estas empresas agregando valor a elas, pois quanto mais pessoas as usam, maior é o potencial de marketing delas. Muito semelhante ao que a audiência é para a TV e o rádio.

De onde veio o termo “Wow”?

Daí ele teve a ideia de criar um serviço onde, a medida que o usuário o utiliza, gera ganho o proprietário desse serviço, para ele próprio e para outras pessoas que necessitam de ajuda.

Ao apresentar este conceito aos seus amigos o que ele ouviu primeiro e várias vezes foi: “Wow! Isto é possível? ”

Daí ele criou o “Wowism”, que é justamente este conceito de distribuir ganhos com todos que o merecem.

WowApp é ótimo para ligações e teleconferências

O WowApp já foi analisado aqui no CtrlZeta anteriormente e sua proposta é realmente interessante. Talvez o que mais chame a atenção positivamente seja a sua capacidade de realizar ligações a custos baixíssimos ou nulos entre usuários do aplicativo.

Isto se deve ao fato de que seu dono é o proprietário da Nobel Company e da Enjoy Prepaid. Ambas são empresas do ramo de telecomunicações e possibilitam fazer ligações online de alta qualidade por meio de cartões telefônicos pré-pagos.

A própria coletiva de imprensa estava sendo transmitida via WowApp para o escritório na Romênia e sem falhas.

“Meu Brasil brasileiro”

O WowApp foi desenvolvido ao longo de 5 anos e lançado há 4 meses na Romênia. Neste período, já acumulou 1,3 milhão de usuários no mundo, sendo que o Brasil é o segundo país com maior número de usuários, com 190 mil no total.

Por isso Knobel veio ao Brasil para fazer a segunda cerimônia de lançamento do aplicativo no mundo. Segundo ele mesmo, não foi o WowApp que escolheu o Brasil, mas o Brasil que escolheu o WowApp.

Ele ficou muito feliz ao ver que já existem muitas avaliações positivas com indicações de uso feitas por brasileiros no YouTube.

Além disso, ele frequentemente recebe feedbacks de brasileiros, os quais, segundo ele, já renderam várias atualizações. Ele próprio me mostrou um jovem de Imperatriz do Maranhão que ele tem em sua conta e que sempre lhe transmite informações interessantes.

Ainda há mais por vir

O WowApp está em pleno desenvolvimento e tem previsto para os próximos 18 meses várias implementações. Sete novas funções estão em andamento, dentre elas:

  • o envio de mensagens por voz, previsto para ser implementado já em Abril;
  • gamificação para a distribuição de renda para a caridade.

Um plano de valorização da marca está em fase de execução para aumentar seus ganhos com publicidade, o que implicará em mais dinheiro distribuído.

“Anúncios? mmmmm…”

Esse é um ponto que não pode ser chamado de negativo, mas que faz muitos torcerem o nariz.

Ele tem anúncios, porém não chega a poluir nem incomodar a experiência de uso. Além disso, quanto mais publicidade você vê, logicamente, mais você ganha.

Determinados avisos de atualização incomodam bem mais que a publicidade.

Você pode gerenciar sua conta pela internet, porém, para usar o aplicativo no PC você precisa baixar e instalar o aplicativo após se cadastrar. E daí vem outro ponto negativo detectado pela equipe do CtrlZeta. O WowApp para PC ao ser instalado permite a instalação de um malware velho conhecido de muitos: HAO123.

Dinheiro na mão

Um ponto positivo se refere a disponibilidade de fundos para serem sacados.

Todos os valores que os usuários acumulam realmente estão disponíveis para serem sacados ou revertidos em doações a qualquer momento. Cada centavo distribuído é depositado em conta bancária do WowApp e fica à disposição para serem transferidos quando os usuários requisitarem.

No Brasil, o recebimento dos valores por enquanto está limitado a ser feito via cartão de crédito, pois o WowApp ainda não possui conta bancária no país. PayPal é utilizado em outros países, mas aqui não funciona. O valor também pode ser revertido como Wowcredit para fazer ligações ou doado para instituições de caridade.

Cadeia de amigos

O WowApp já recebeu convites de telecom’s brasileiras para ser distribuído pré-instalado em celulares vendidos diretamente pelas operadoras. Porém, Thomas Knobel recusou todos.

Ele acredita que isso anularia uma das principais forças do aplicativo. Os convites feitos entre os usuários é um bom meio de se acumular Wowcoins e de se ampliar o uso real do aplicativo. Isso também cria uma cadeia de ganho, pois para cada usuário que aceita um convite de outro, quem convidou ganha também um bônus sempre que seu convidado acumular Wowcoins.

Digitalmente amigável

Outro aspecto positivo é que o aplicativo é aberto, ou pelo menos parte dele. Thomas Knobel é a favor de código aberto e afirmou que o aplicativo possui um código complexo construído sobre uma base aberta. O que é bem compreensível, uma vez que ele paga a quem usa seu aplicativo, não vai querer ninguém fazendo desvio de valores.

O WowApp não faz uso de Cookies, nem recolhe hábitos de utilização de seus usuários para serem negociados. Os anúncios são a principal porta de entrada de verba.

Hoje, esta publicidade vem de grandes anunciantes. Porém, existe um plano de desenvolver um sistema que permita agregar pequenos anunciantes locais.

Operadoras de celular X Internet

Após a coletiva pude perguntar ao Thomas como ele vê o embate que as telecom’s brasileiras têm travado contra seu principal concorrente, o WhatsApp, que está sendo acusado de ser uma operadora pirata de telefonia e este ataque pode ser mais tarde revertido ao WowApp, uma vez que, um dos seus pontos fortes é a telefonia via IP.

Ele está ciente desse ataque e irá agir somente quando o WowApp estiver sendo atacado.

Knobel acredita que é uma briga infrutífera por parte das telecom’s, pois o principal causador disto é o usuário. Esse posicionamento faz transparecer na verdade mais um descontentamento das operadoras com as escolhas dos usuários do que uma configuração ilegal do WhatsApp.

WowApp é lançado oficialmente no Brasil
WowApp é lançado oficialmente no Brasil

Breno Augusto

39 anos, Engenheiro Mecatrônico, Uber Partner e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec São Paulo. Curto esportes, games, internet, animais e meus amigos.