.Através da internet conseguimos achar diversas formas de praticar e aprender por conta própria. Existem diversos aplicativos, sites e jogos gratuitos direcionados ao aprendizado da língua inglesa, mas você já ouviu falar do Write & Improve?

Write e Improve: Feedback Gratuito nas suas redações em Inglês

A exigência do inglês em muitas áreas do conhecimento já é requisito mínimo até mesmo para vagas de estágio. Mas, nem todo mundo consegue pagar a mensalidade de um curso para obter essa competência.

A Write & Improve foi desenvolvida por um departamento da Universidade de Cambridge. É uma ferramenta online gratuita na qual você consegue um feedback instantâneo sobre sua escrita em textos produzidos na língua inglesa.

A ferramenta funciona da seguinte forma: você escolhe uma tarefa com um tema específico, então é fornecida uma breve explicação do que será exigido nessa redação.

Após digitar e enviar seu trabalho, em poucos segundos você recebe um feedback indicando o que precisa ser melhorado e corrigido.

Os níveis no Write & Improve

Existem três níveis de tarefas:

  • estudantes iniciantes, no qual você pode escolher redigir um e-mail simples ou um parágrafo com assuntos mais básicos. Por exemplo, falar sobre a sua cidade;
  • estudantes intermediários, no qual em uma das tarefas você escreve um relatório, por exemplo;
  • nível avançado com exigências mais complexas, no qual você pode, dentre outras opções, escrever uma dissertação.

Após escrever o seu texto e enviar, o sistema aponta em poucos segundos os erros gramaticais e de vocabulário. E, quando você efetua uma correção e reenvia, o seu nível de conhecimento aumenta. Esse progresso pode ser verificado por meio de indicadores em um gráfico.

Os níveis são baseados no CEFR, que categoriza o domínio da língua em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

Ao se cadastrar, você tem a opção de montar seu próprio Workbook com todos os textos que você redigir.

É uma ferramenta que, além de ajudar na aplicação prática do aprendizado de vocabulário e gramática, ajuda a entender qual seu nível de desempenho e acompanhar seu amadurecimento na língua.

Vale muito a pena investir um tempo periodicamente e praticar!

E não tem desculpa para não conseguir estudar, é gratuito!